Nesta segunda-feira, 6 de junho, é comemorado o Dia Nacional do teste do pezinho.
Fácil e rápido de ser feito o teste do pezinho é um exame de sangue coletado no pé do recém-nascido. Ele é de extrema importância e deve ser realizado entre o terceiro e no máximo quinto dia após o nascimento do bebê.
O seu objetivo é diagnosticar precocemente na fase sintomática doenças que causam complicações graves, que vão desde o retardo mental até a morte. Com uma agulha bem fina é retirado o sangue do calcanhar do bebê e as gotinhas são colocadas em um papel, o material é enviado para os laboratórios públicos ou privados habilitados a realizar o teste. As maternidades da rede particular fazem a coleta do material, já no sistema público isso não acontece em todos os municípios. Neste caso a mãe precisa ficar atenta ao prazo limite que é até o quinto dia após o nascimento para levar o recém-nascido a uma unidade básica de saúde para colher o sangue. O importante não é somente coletar o sangue, mas também cobrar a liberação rápida dos resultados. As mães devem exigir o resultado do teste por escrito.
Entre as doenças rastreadas pelo teste do pezinho estão o hipotiroidismo congênito, anemia falciforme e a fibrose cística.
Comentários: