Radio Montanhes FM

(35)3853-1722
Facica

Entretenimento

Prevenção ao câncer de mama é foco de eventos nos municípios da Regional de Saúde de Alfenas

A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional desde o início dos anos 90

Prevenção ao câncer de mama é foco de eventos nos municípios da Regional de Saúde de Alfenas
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional que, desde o início dos anos 90, promove a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No mundo, é o tipo de câncer mais letal nas mulheres. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que, no Brasil, ocorram 66.280 novos casos da doença para cada ano do triênio 2020-2022.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG),Minas Gerais registrou, em 2021, 1.674 óbitos de mulheres por neoplasia da mama. Este número corresponde à taxa bruta de mortalidade de 15,48 óbitos por 100 mil mulheres mineiras. No ano de 2021, constam no Painel Oncologia, 6.289 casos de câncer de mama diagnosticados no SUS em todo o estado.

“Justamente por ele ser a maior causa de morte para as mulheres é que precisamos fomentar a prevenção, já que o diagnóstico em fase inicial e o tratamento adequado refletem em uma expressiva taxa de cura”, diz Helemilda Novaes de Souza, referência técnica de diversos Programas de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas. “O autoexame das mamas é um procedimento simples e deve ser realizado mensalmente. Se for observada qualquer alteração, a busca pelo serviço de saúde deve ocorrer o quanto antes”, enfatiza.

Diante da importância da prevenção, os 24 municípios da área de abrangência da SRS Alfenas têm promovido várias ações de mobilização social com o tema Outubro Rosa. Em Juruaia os postos de Saúde da Família funcionaram em algumas datas em horário estendido, para a coleta de exames preventivos. Em Botelhos houve a oferta de exames de mamografia, realizados em um veículo adaptado na praça. Já em Poço Fundo, uma caminhada com balões e estande informativo na praça ajudou a divulgar o tema. Guaxupé também promoveu caminhadas e eventos. Na Santa Casa de Guaxupé, a equipe de educação permanente realizou, na segunda-feira, 25 de outubro, um evento de conscientização no anfiteatro, voltado para colaboradores, pacientes, familiares e comunidade em geral. O público recebeu instruções sobre o autoexame da mama, ganhou material didático sobre o tema, ouviu depoimentos de pessoas que se curaram do câncer de mama e participou de momentos de beleza, com maquiagem e manicure.

Em Alfenas, um dos eventos foi realizado no dia 18 de outubro, na praça central, pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Alfenas e colaboradores. Foram divulgadas instruções de autoexame, com ajuda de uma equipe de enfermagem, além de dança, acupuntura, tai chi chuan, atividade física, dança circular promovida por terapeuta ocupacional, reflexologia podal, distribuição de brindes e diversas ações voltadas para as mulheres.

Atividade do Outubro Rosa na praça - Foto: prefeitura municipal de Alfenas

“A equipe se uniu para organizar o evento do Outubro Rosa na praça, com o intuito de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero”, destacou Lorrane Brunelle Moreira - coordenadora  do serviço  de fisioterapia no município de Alfenas. “Tivemos apoio da professora Ligia Sousa e seus alunos da fisioterapia da Unifal, que foram apresentar o seu projeto, que fornece atendimento fisioterapêutico gratuito pelo SUS para pacientes com câncer de mama”, disse Lorrane. “Também tivemos a colaboração das fisioterapeutas do município, oferecendo acupuntura auricular. Já as enfermeiras residentes em enfermagem obstétrica levaram informações importantes sobre autoexame e orientações gerais de prevenção”, finalizou.

Sinais, fatores de risco e tratamento

De acordo com o Inca, alguns sinais da doença podem ser detectados pela própria pessoa, como a presença de caroços na mama, pele avermelhada no seio, alterações no mamilo e a presença de nódulos no pescoço ou axila.

Há alguns fatores de risco para o câncer de mama, como: histórico familiar, idade superior a 50 anos, primeira menstruação antes dos 12 anos, menopausa após 55 anos, primeira gravidez após os 30 anos ou não ter tido filhos, consumo de álcool ou cigarro, exposição frequente a raio-x, sobrepeso e uso de terapia de reposição hormonal por tempo prolongado, por exemplo.

Diante de qualquer suspeita, a mulher deve procurar a Unidade Básica de Saúde para consulta e exames, como a mamografia. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o tratamento gratuito, incluindo mastectomias, cirurgias conservadoras, reconstrução mamária, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos. O médico irá indicar o procedimento mais adequado para cada caso.

Comentários:
Design Media Studio

+ Lidas

Veja também

Olá, bem vindo, no que podemos ajudar?