Radio Montanhes FM

(35)3853-1722
Facica

Policial

Investimento em câmeras com tecnologia OCR garante mais segurança em Alfenas-MG.

Secretário de Defesa Social do município destaca a ampliação dos pontos de monitoramento e a contribuição do sistema para a segurança pública.

Investimento em câmeras com tecnologia OCR garante mais segurança em Alfenas-MG.
Internet.
Imagens
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Alfenas vem se destacando na região pelos investimentos feitos ao longo dos anos na segurança pública, principalmente na área de monitoramento por câmeras, o que teve um reforço com a instalação das câmeras OCR (reconhecimento óptico de caracteres) formando o perímetro de segurança no entorno do município.
Foram instalados no primeiro projeto 17 pontos na cidade com 34 câmeras, sendo duas câmeras em cada ponto, registrando imagens 24 horas por dia nas entradas e saídas do município, o que de imediato trouxe resultados significativos e passou a atender toda a região, cerca de 40 cidades, conforme explicou o secretário de defesa social Leonardo Vilela.
Leonardo Vilela ressaltou que com este primeiro projeto foi possível realizar o registro de veículos entrando e saindo da cidade, mas não era possível o acompanhamento dentro da cidade para saber onde este veículo circulou, o que se mostrou necessário a ampliação do projeto com a instalação do sistema nas principais ruas e avenidas.
O secretário de defesa social destacou que no segundo projeto foram instaladas 36 câmeras em 18 pontos, de forma a obter mais informações em relação aos veículos que circulam dentro da cidade, o que vem se somar ao sistema já em funcionamento e vem dando excelentes resultados na diminuição do número de ocorrências de furto ou roubo de veículos em Alfenas e região.
Tenente Caselato, da Polícia Militar, ressalta que o monitoramento por câmeras no município reflete diretamente na Segurança Pública, não só pela obtenção das imagens em si, mas pela sensação de vigilância permanente das principais vias e de todos os acessos ao perímetro urbano, e enfatiza que “isso tem se mostrado como recurso eficiente e de suma importância nas ações de prevenção e repressão à criminalidade no município de Alfenas”.
“O sistema contribui muito para a criação de um banco de dados, disponível aos diversos órgãos por um longo período, o que, aliado às informações de inteligência de segurança pública e às investigações policiais, tem resultado na antecipação de crimes ou na repressão rápida destes”, destacou Tenente Caselato.
Caselato enfatiza que o monitoramento também auxilia nos cercos virtuais, quando há incidência ou notícia de delitos em Alfenas e na região do Sul de Minas, assim como na verificação de inconsistências em veículos, como placas adulteradas, que são comumente empregadas nos meios de transporte utilizados na prática de crimes.
“As forças de segurança de diversas cidades da região do Sul de Minas atuam integradas, com troca de informações, e solicitam, frequentemente, apoio à central de monitoramento de câmeras do município, justamente por conhecerem a eficiência dos recursos e pelos ótimos resultados já obtidos em apreensões expressivas, na recuperação de veículos produtos de crime e na prisão de autores”, destacou Tenente Caselato.
Em relação à zona rural, Leonardo Vilela ressaltou que está sendo concluído um projeto em que foram mapeados 23 locais pela Polícia Militar por meio da Patrulha Rural e pela Guarda Municipal, segundo o qual serão instaladas as câmeras, com infraestrutura que poderá atender também a população do entorno para solicitar uma viatura da PM, bem como o Corpo de Bombeiros.

Comentários:

Veja também

Olá, bem vindo, no que podemos ajudar?