Radio Montanhes FM

(35)3853-1722
Facica

Curiosidades

Retrospectiva 2022: relembre os fatos que marcaram o ano no Sul de Minas

Veja casos que marcaram 2022 na região, como a queda do paredão de Capitólio, o assalto à agência da Caixa Econômica Federal em Itajubá e outros.

Retrospectiva 2022: relembre os fatos que marcaram o ano no Sul de Minas
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O ano está chegando ao fim. Estamos na última semana de 2022 e chegamos ao momento de relembrar os fatos marcantes do Sul de Minas.

O ano na região foi marcado por fatos como a queda do paredão de Capitólio, que vitimou vários turistas do Sul de Minas, além de um assalto a banco de grandes proporções que deixou Itajubá sitiada por algumas horas. Também teve chuva de granizo que mudou a paisagem da Fernão Dias e a prisão de uma moradora por tráfico de drogas na Tailândia, entre os fatos que marcaram o ano.

 

Queda do paredão em Capitólio

Era início de janeiro, quando uma das maiores tragédias já vistas em Capitólio (MG) foi registrada. Dez pessoas morreram depois que um paredão desabou sobre lanchas no cânions. Cinco dos dez mortos eram turistas que saíram de cidades do Sul de Minas para curtirem um fim de semana de alegria e contato com a natureza.

As vítimas estavam hospedadas em um rancho em São José da Barra e eram familiares ou amigos. Em março, a Polícia Civil concluiu o inquérito do acidente e não apontou culpados.

Sequência mostra queda de paredão rochoso em Capitólio (MG) — Foto: Reprodução

 

Prisão com drogas na Tailândia

No dia 18 de fevereiro, três brasileiros foram presos no aeroporto de Bangkok, na Tailândia, com 15,5 quilos de cocaína. Entre os presos, estava a jovem Mary Hellen Coelho Silva, de 21 anos, de Pouso Alegre (MG).

A prisão da jovem gerou comoção, já que havia o temor que ela poderia ser condenada à prisão perpétua ou até à morte por ser presa com drogas no país asiático. A defesa afirmava que ela entrou no país "de mula" e a família dizia que ela "não mereceria pagar com a vida" pelo crime.

Mas graças à uma mudança da legislação antidrogas da Tailândia, as hipóteses de pena de morte e prisão perpétua foram afastadas, e a brasileira acabou condenada três meses depois a 9 anos e 6 meses de prisão no país asiático.

Quem é Mary Hellen, jovem presa por tráfico de drogas na Tailândia — Foto: Redes sociais

 

Cárcere nos Estados Unidos

Em outubro, uma jovem de Perdões (MG) virou notícia no país inteiro depois de divulgar um vídeo alegando ter escapado de um cativeiro nos Estados Unidos e onde acusava a modelo Yasmin Brunet de tráfico humano. O episódio, sem nenhum fundamento, seria apenas a cereja do bolo de uma história que envolveria denúncias, prisões e investigações de autoridades brasileiras e norte-americanas.

A família de Letícia Maria Alvarenga, de 21 anos, chegou a prestar queixa registrando o desaparecimento da filha, que estaria sendo mantida em cárcere privado pela influenciadora brasileira Kat Torres, nos Estados Unidos

Um mês depois, a mineira e a influenciadora já apareciam em uma lista de brasileiros que estavam presos nos Estados Unidos. Após ser presa, Katiuscia Torres Soares, a Kat Torres, foi deportada e encaminhada a uma penitenciaria de Belo Horizonte, alvo de denúncias como estelionato e tráfico Humano. Já a mineira de Perdões, voltou para a família em Minas Gerais, a quem acusou até de abuso quando criança.

Kat, Desirrê e Letícia se envolveram em várias polêmicas nos últimos meses — Foto: TV Globo / Reprodução

 

Ataque a banco em Itajubá

A noite do dia 22 de junho foi marcada por cenas de terror em Itajubá (MG). Quatro policiais militares e um morador ficaram feridos durante a ação de criminosos que usaram armas de guerra. Eles atacaram uma agência da Caixa Econômica Federal no Centro da cidade e trocaram tiros com a polícia.

A ação dos criminosos deixou a agência praticamente destruída, com paredes caídas, áreas com grades quebradas e até cédulas de dinheiro no chão. Todos os criminosos conseguiram fugir do cerco policial, à exceção de um homem, que foi denunciado em julho por participação no assalto.

Um estudante que ficou ferido no assalto, recebeu alta e dias depois morreu de infarto no interior de São Paulo.

Caixa Econômica Federal de Itajubá (MG) após ataque em tentativa de assalto  — Foto: Redes sociais

Fortes chuvas deixam 91 cidades de Minas Gerais em situação de emergência

Pelo menos 19 municípios da região atingidos pelas chuvas de granizo, entre eles Alterosa, Campos Gerais, Itaú de Minas, Cabo Verde, Muzambinho e Poço Fundo.

Campos Gerais, Alfenas, Itaú de Minas, Alterosa, Passos, Cássia, Carrancas, Coqueiral, Poço Fundo, Aiuruoca, Juruaia, São Pedro da União, Campestre, Cabo Verde, Bom Jesus da Penha, Muzambinho, Monte Belo, Santa RIta do Sapucaí e Soledade de Minas são cidades que tinham registrado chuva de granizo.

Chuva deixa ruas cobertas com gelo entre Itaú de Minas e Passos  — Foto: Cacá Trovó/EPTV
Chuva deixa ruas cobertas com gelo entre Itaú de Minas e Passos

 

Confira a situação em algumas cidades

Em Alterosa, a chuva de granizo durou cerca de uma hora e meia. De acordo com a Polícia Militar, algumas ruas da cidade ficaram cheias de gelo, e também houve pontos de alagamento.

 

Chuva deixa ruas de Alterosa (MG) cobertas com gelo — Foto: Redes sociais

A polícia destacou que o muro do cemitério do Bairro Cruzeiro cedeu e caiu sobre um veículo. Não houve registro de feridos.

Chuva deixa ruas de Alterosa (MG) cobertas com gelo — Foto: Redes Sociais

Chuva deixa ruas de Alterosa (MG) cobertas com gelo 

Chuva deixa ruas de Alterosa (MG) cobertas com gelo — Foto: Redes sociais

Chuva deixa ruas de Alterosa (MG) cobertas com gelo

O granizo também deixou ruas de Itaú de Minas cobertas de gelo durante a chuva desta terça-feira.

A Polícia Militar não precisou ser acionada para nenhum tipo de ocorrência durante a chuva. Não houve danos graves no município.

Em Campos Gerais, a chuva de granizo causou estragos, como queda de energia, veículos danificados, quedas de árvores e telhados quebrados.

Chuva de granizo causa estragos em Campos Gerais (MG) — Foto: Redes sociais
Chuva de granizo causa estragos em Campos Gerais (MG)

Conforme o coordenador da Defesa Civil, José Raimundo, há pessoas desabrigadas. Um levantamento está sendo feito.

Chuva de granizo causa estragos em Campos Gerais (MG) — Foto: Redes sociais
Chuva de granizo causa estragos em Campos Gerais (MG) 

Segundo os bombeiros de Alfenas em Campos Gerais , a chuva de granizo deixou mais de 60 casas danificadas, além de postos de saúde e escolas municipais. Diversos pontos da cidade ficaram sem água e luz. Famílias estavam sendo cadastradas e abrigadas na Escola Estadual Monsenhor Teófilo Saez.

As equipes da Defesa Civil municipal e regional trabalhavam no local, juntamente com os secretários municipais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Em Cabo Verde, de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Reginaldo Roberto, a chuva não durou nem meia hora, mas deixou estragos. O telhado do banheiro do sindicato cedeu e inundou a sala, mas ninguém foi atingido.

Segundo o prefeito, Cláudio Antônio Palma, todos os bairros tiveram estragos, e as escolas estão disponíveis pare receber os moradores que tiverem que dormir fora de casa. Ainda não foi feito um balanço de quantas pessoas ficaram desabrigadas.

Muzambinho e Poço Fundo também foram cidades atingidas pela forte chuva de granizo. Moradores registraram ruas cobertas de gelo e locais danificados. Os estragos nas cidades ainda são contabilizados.

Chuva de granizo em Cabo Verde (MG) — Foto: Redes sociais
Chuva de granizo em Cabo Verde (MG)

Chuva de granizo em Poço Fundo (MG) — Foto: Redes sociais
Chuva de granizo em Poço Fundo (MG) 

 

Fonte: G1.Globo

 

Comentários:
Design Media Studio

+ Lidas

Veja também

Olá, bem vindo, no que podemos ajudar?