Radio Montanhes FM

(35)3853-1722
Facica

Entretenimento

Quantas seleções vão participar da Copa de 2026? Veja sede e data

Competição será disputada em três sedes, Canadá, Estados Unidos e México, e terá aumento de equipes: serão 48 seleções

Quantas seleções vão participar da Copa de 2026? Veja sede e data
Imagens
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Copa do Mundo 2022 acabou neste domingo com a conquista do título pela Argentina,  mas o torcedor já está ansioso pelo próximo Mundial. Em 2026, a competição acontecerá em mais de um local: Canadá, Estados Unidos e México são os três países-sede.

Além disso, haverá aumento no número de seleções: serão 48 países. Esta será a primeira vez que a Copa vai contar com três sedes – até então, com a exceção de Japão e Coreia do Sul em 2002, todas foram disputadas em apenas um país.

Troféu da Copa do Mundo é exibido em cerimônia do anúncio das sedes do Mundial de 2026, em Nova York — Foto: Camilo Pinheiro Machado

Para acabar com as principais dúvidas, o ge lista no formato de FAQs (acrônimo da expressão inglesa "Frequently Asked Questions", que em tradução livre significa "Respostas para Perguntas Frequentes") alguns dos principais questionamentos.

A Copa do Mundo de 2026 será em quais países?

Canadá, Estados Unidos e México.

Qual será o formato?

A Copa do Mundo 2026 será a maior de todos os tempos e também a primeira com 48 seleções. Apesar de ter anunciado em 2017 que o torneio seria dividido em 16 grupos com três seleções, a Fifa ainda não escolheu o formato da competição.

Na semana passada, o presidente Gianni Infantino admitiu que isso será rediscutido nas próximas reuniões da Fifa. Inicialmente, o torneio teria 16 grupos com três seleções, mas o sucesso no Catar com quatro equipes por chave levou a entidade a repensar.

Por que três sedes?

Com o aumento no número de seleções, há um maior deslocamento de torcedores e trabalhadores, alé da necessidade de haver mais locais prontos para receber os jogos. Isso aumenta a demanda por estádios e infraestrutura para receber uma competição maior.

Quais são as cidades-sede?

  • Canadá: Vancouver, Toronto.
  • México: Guadalajara, Monterrey, Cidade do México.
  • Estados Unidos: Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami, Nova York.

As 16 cidades que vão receber jogos da Copa do Mundo de 2026 no Canadá, Estados Unidos e México — Foto: Infoesporte/ge.globo

Por que haverá mais jogos?

O aumento do número de participantes da Copa do Mundo foi uma promessa de campanha de Gianni Infantino, eleito presidente da Fifa em 2016 e reeleito em 2019.

Como será a nova distribuição das vagas?

  • Uefa (Europa): 16
  • CAF (África): 9 mais um na repescagem
  • AFC (Ásia): 8 mais um na repescagem
  • Conmebol (América do Sul): 6 mais um na repescagem
  • Concacaf (Américas Central e do Norte): 6 mais um na repescagem
  • OFC (Oceania): 1

 

Fonte: GE.ESPORTES

Comentários:
Design Media Studio

+ Lidas

Veja também

Olá, bem vindo, no que podemos ajudar?