Radio Montanhes FM

(35)3853-1722
Facica

Economia

Preço do gás de cozinha sobe mais que o dobro da inflação e vira vilão para consumidor.

Especialista dá dicas de como driblar a alta do gás e economizar tanto na cozinha como no banho.

Preço do gás de cozinha sobe mais que o dobro da inflação e vira vilão para consumidor.
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O gás de cozinha é um dos novos vilões para o consumidor brasileiro. Com aumento de 21,36% nos últimos 12 meses, o combustível utilizado principalmente na cozinha e no banho, atingiu quase o dobro da inflação, que é de 10,7%. O gás encanado teve um reajuste ainda maior, com crescimento de 26,29%.

Sergio Czajkowski, especialista em consumidor, explica que o aumento no preço do gás é reflexo de ações no mercado global, e não somente uma exclusividade do Brasil.

“Existem duas questões que precisam ser levadas em consideração. A primeira delas é o conflito na Ucrânia, isso indiretamente impacta o mercado global de combustíveis fósseis. E a questão de incremento do preço dos combustíveis fósseis em termos globais”,

Para driblar o vilão e economizar nas contas no final do mês, é preciso uma adaptação da população. O diretor de uma rede de hotéis de Curitiba, Ricardo Sossella, revelou estratégias para baixar o consumo de gás.

“As estratégias que temos adotado são na parte de cozinha, tentar otimizar o uso do gás, usando chaleiras elétricas, microondas. E na parte de água quente a adoção de medidas com investimento, que são as placas de aquecimento solar de água”, destaca Ricardo Sossella.

Já o síndico Juliano Rabelo reforçou que a reclamação em relação ao gás de cozinha é unanimidade. “Sugestão é pesquisar preço”, comentou.

Comentários:
Design Media Studio

+ Lidas

Veja também

Olá, bem vindo, no que podemos ajudar?