Radio Montanhes FM

(35)3853-1722
Facica

Policial

Dino determina abertura de inquérito na PF para investigar caso Marielle Franco

Governo federal irá colaborar com apuração da morte de vereadora e de Anderson Gomes

Dino determina abertura de inquérito na PF para investigar caso Marielle Franco
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a instauração de um inquérito junto à Polícia Federal para investigar as mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Ambos foram assassinados em março de 2018, no Rio de Janeiro. O sargento expulso da PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) Ronnie Lessa é acusado por duplo homicídio. Lessa foi preso em sua casa, na Zona Oeste da capital fluminense, em março de 2019. Ele cumpre prisão preventiva com outro acusado pelo assassinato, o também ex-policial militar Élcio Queiroz....

O delegado Guilhermo Catramby vai conduzir o inquérito na PF. A determinação foi postada por Dino em seu perfil no Twitter:...

Leia a portaria:...

Em 2 de janeiro, Dino havia informado que avaliava possibilidade de pedir a federalização da investigação. Na ocasião, disse que o caso tinha relevância e repercussão internacional e dizia respeito à “estruturação do sistema institucional em um importante Estado brasileiro que é o Rio de Janeiro”. As investigações e o processo estavam sob a responsabilidade das autoridades do Rio. No mesmo dia, em discurso de sua cerimônia de posse, Dino cobrou uma solução definitiva para a investigação.

“Disse à ministra Anielle [Franco, irmã de Marielle e ministra da Igualdade Racial do governo federal] e à sua mãe que é uma questão de honra do Estado brasileiro em empreender todos os esforços possíveis e cabíveis, e a Polícia Federal assim atuará, para que esse crime seja desvendado definitivamente e nós saibamos quem matou Marielle e quem mandou matar Marielle Franco naquele dia no Rio de Janeiro.”



CASO MARIELLE FRANCO

Marielle Franco e Anderson Gomes foram assassinados em 14 de março de 2018, no bairro do Estácio, Rio de Janeiro. O carro em que estavam foi atingido por 13 disparos. A vereadora foi seguida desde a Lapa, no centro do Rio, onde participava de um encontro político. A arma usada no crime foi uma submetralhadora HK MP5 de fabricação alemã.

Duas semanas antes de sua morte, Marielle havia assumido a relatoria da Comissão da Câmara de Vereadores do Rio, criada para acompanhar a intervenção federal que vigorava à época na segurança pública do Rio de Janeiro. 

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz foram presos preventivamente em março de 2019 por suspeita de terem cometido os assassinatos. Eles tiveram recursos de soltura sucessivamente negados. 

A decisão para submeter Ronnie Lessa ao Tribunal do Júri foi proferida pela 4ª Vara Criminal do Rio de Janeiro em março de 2020. O policial militar reformado recorreu, mas o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) manteve a decisão de 1ª Instância.

A defesa de Lessa e Queiroz entrou com recurso contra as prisões preventivas, mas o pedido foi negado no início de fevereiro deste ano. Os advogados alegavam excesso de prazo para marcar o julgamento, mas a Justiça entendeu que a demora se devia “aos sucessivos recursos contra a sentença de pronúncia”.

Em setembro de 2022, Ronnie Lessa foi condenado a 13 anos e 6 meses de prisão por comércio ilegal de arma de fogo. Na casa dele, foram apreendidas 117 armas. Ele foi expulso da PMERJ em 8 de fevereiro por decisão do Conselho de Disciplina da corporação. ...

Lessa já havia sido condenado a 5 anos de prisão e multado em R$ 454 mil em agosto de 2021 por tentativa de tráfico internacional de armas de fogo. A Receita Federal apreendeu 6 peças de fuzil vindo de Hong Kong para o Brasil, pelo Aeroporto Internacional do Galeão, em 2017, cujo pacote tinha como destinatário o endereço do ex-policial.

FONTE: Poder 360

Comentários:
Design Media Studio

+ Lidas

Veja também

Olá, bem vindo, no que podemos ajudar?