Radio Montanhes FM

(35)3853-1722
Facica

Ciência & Tecnologia

Curativo inteligente libera medicamento só quando ferimento inflama.

Diversos tipos de curativos inteligentes vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos com o objetivo de evitar infecções e acelerar a recuperação.

Curativo inteligente libera medicamento só quando ferimento inflama.
Internet.
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Diversos tipos de curativos inteligentes vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos com o objetivo de evitar infecções e acelerar a recuperação dos ferimentos. 

Agora, professores da Suíça deram um passo à frente nessa tecnologia. Eles criaram um curativo que pode ser “carregado” com medicamentos e ainda reagir aos estímulos do local onde ele é aplicado, liberando os medicamentos conforme necessário.  

Como estímulo ambiental de teste, a equipe escolheu um efeito bem conhecido: O aumento da temperatura em um ferimento infectado e inflamado. Desta forma, as feridas podem ser tratadas conforme necessário no momento exato. 

Para conseguir esse efeito inédito, a equipe teve que projetar um material que reagisse autonomamente ao aumento de temperatura, sem a complicação de sensores e circuitos eletrônicos. O efeito foi obtido por um compósito polimérico, compatível com a pele humana.

Comentários:

Veja também

Casa Agrícola do Dedé

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )