Radio Montanhes FM

(35)3853-1722
Facica

Economia

Alfenas e região ganham rota turística rural.

Rota explora elementos históricos, culturais, gastronômicos e da natureza.

Alfenas e região ganham rota turística rural.
Internet.
Imagens
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um passeio por fazendas da região, com direito a degustação de produtos típicos e a conhecer o processo de produção. Tudo isso ao sabor da história. Essa é a proposta da primeira rota turística rural que será lançada em Alfenas e abrange ainda Areado, Alterosa e Divisa Nova.
A rota turística Sesmaria propõe um dia de visitas a fazendas de café, cachaçaria, tecelagem, pontos históricos e de piscicultura. É uma rota gastronômica, histórica, cultural e natural, explica a turismóloga Eliane Custódio, responsável pela agência que explorará a rota.
O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Waldemilson Bassoto (Padre Waldemilson), diz que há um grande potencial turístico a ser explorado e a ideia é estimular a criação de outras rotas regionais. O objetivo, segundo ele, é auxiliar a iniciativa privada para que explore o potencial turístico da região. “Já temos muitos turistas aqui”, afirma ao lembrar o grande número de universitários e até de moradores que nunca exploraram a região. O projeto nasceu de um encontro entre o secretário executivo e Eliane, que tem formação em Turismo e experiência profissional na área. A turismóloga abraçou a ideia e passou a mapear e articular junto a produtores rurais, que serão as anfitriãs durante o trajeto dos turistas. O processo contou com o suporte do secretário executivo e de Elvira Alice, da diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas e Região e também uma das anfitriãs.
Uma particularidade na rota é que, além de ser encabeçada por uma empreendedora, os pontos de visita também são comandados por mulheres. Padre Waldemilson aposta na ampliação da rede de recepção dos turistas, envolvendo mais moradores com oferta de outros produtos, como a criação de feiras com mercadorias locais, como mel e doces, para atender a rota.
A rota
A rota turística será realizada inicialmente aos sábados. A primeira, considerada piloto, está agendada para o dia 23 de outubro apenas com convidados em uma van com 12 lugares. A primeira rota comercial deve ocorrer em novembro.
O trajeto acontecerá das 8h às 18h, com ponto de partida na Praça da Estação, em frente a Viana Coffee, primeiro armazém da cidade. A rota é um mergulho na história da região, com resgate sobre curiosidades locais e regionais. A primeira parada será na Fazenda Campo Redondo, onde será oferecido um café e os turistas conhecerão o processo de produção de café, além da história em torno do local. A fazenda bicentenária é comandada pela nona geração de familiares que colaboraram com a fundação de Alfenas.
Outro ponto de visita é o Jequitibá, em Divisa Nova, onde os turistas poderão apreciar a paisagem de uma árvore histórica. De lá partem para a Casa do Artesão, em Areado, onde serão recepcionados por representantes da Associação dos Biscoiteiros e, na sequência, conhecerão uma tecelagem da cidade. A viagem continua até a Fazenda Capoeira Coffee, em Areado, onde será oferecido um almoço, além de mais história da região e curiosidades sobre a produção de café especial. A rota inclui ainda uma visita a Cachaçaria Cana & Lua, em Alterosa, onde os participantes poderão conhecer o processo de fabricação de uma cachaça artesanal e uma visita ao Distrito Barranco Alto, onde haverá uma exposição de produtos, como doces e artesanatos. No Distrito os turistas conhecerão mais um pouco sobre as particularidades do café, na fazenda comandada por Elvira Alice. Os turistas retornarão para Alfenas em um passeio de balsa. Mas antes de chegarem ao ponto final ainda conhecerão uma criação de peixes, comandada por Iana Canavez. No local os participantes vão tomar contato com curiosidades da piscicultura, com a imagem do pôr do sol.

Quem tiver interesse em participar da rota pode entrar em contato com a agência Expresso Raiz pelo whatsapp (35) 9-9143-6481. O valor do pacote é de R$ 200,00 por pessoa, mas há também possibilidade de combos promocionais.

 

Comentários:

Veja também

Casa Agrícola do Dedé

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )